segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Recife, a Veneza brasileira: uma viagem através de suas pontes.

Por Lucianna Valente

Recife, capital do estado de Pernambuco, localizada às margens do oceano Atlântico e repleta de pontes, é também conhecida como a Veneza Brasileira, graças à semelhança fluvial com a cidade européia de Veneza, na Itália. Sua região metropolitana compreende, além da capital, catorze cidades do Grande Recife. Rica em história foi, também, a capital do Brasil holandês, tendo sido governada de 1637 a 1644, pelo conde Maurício de Nassau, que estava a serviço da Companhia das Índias Ocidentais.

A cidade do Recife está situada sobre uma planície aluvional (fluviomarinha), constituída por ilhas, penínsulas, alagados e manguezais envolvidos por cinco rios: Beberibe, Capibaribe, Tejipió e braços do Jaboatão e do Pirapama, conferindo-lhe características peculiares. O Recife tem um clima tropical, com alta umidade relativa do ar. Apresenta temperaturas equilibradas ao longo do ano devido à proximidade com o mar. Janeiro possui as temperaturas mais altas, sendo a máxima de 30°C e a mínima de 25°C, com muito sol. Julho possui as temperaturas mais baixas, sendo a máxima de 27°C e a mínima de 20°C, recebendo muita precipitação. A temperatura média anual é de 25,2°C.

Para conhecer a cidade, existem muitos tipos de serviços para city-tour, entre eles, o Catamarã Tours que nasceu de um simples passeio de jangada e, hoje, é uma atuante rede de empreendimentos turísticos. São oferecidos passeios que estão divididos em dois roteiros e acontecem através do rio Capibaribe, percorrendo a cidade do Recife. “Recife é uma cidade encantadora. Não é por menos que a chamam de Veneza Brasileira. E conhecê-la através de seus rios torna a viagem inesquecível”, relata a funcionária pública, Graça Moreira, que já fez um dos roteiros oferecidos pelo Catamarã Tours.

Tem o roteiro 1 que dá enfoque histórico-cultural e passa por debaixo das pontes e o roteiro 2 que vai até o bairro de Casa Forte, mostrando como o recifense se comportou no passado em relação ao Capibaribe e como se comporta até hoje. “É uma avaliação do rio e um contexto dele ao longo dos anos”, afirma a proprietária do Catamarã Tours, Juliana Britto. Para ela, a melhor propaganda é o “boca a boca”, mas o turista também encontra informações pelo site www.catamarantours.com.br e no telefone (081) 3424 2845.

0 comentários:

 
2009© - Blog Recife em Pauta® - Layout por Cínthia Carvalho. Todos os direitos reservados.