terça-feira, 10 de novembro de 2009

“Chega de saudade” no Dia das Bruxas!

Por Lívio Angelim

Nada de Halloween nesta sexta-feira 13. E sim, a bossa nova de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, em um musical que conta a história da parceria findada de 1956 até meados dos anos 60. O Musical "Tom e Vinicius" é estrelado por Marcelo Serrado e Thelmo Fernandes, respectivamente, com direção de Daniel Herz e trilha sonora de Josimar Carneiro. Além da apresentação de sexta às 21h, os amantes da bossa também poderão vê-la no domingo (15) em dois horários: 18h e 20h30 no Teatro Guararapes.

Nesses 50 anos de bossa nova, a parceria mais conhecida do mundo no ritmo não poderia ficar de fora. E é a partir daí que a dramaturga Daniela Pereira de Castro e o poeta Eucanaã Ferraz se juntam para escrever sobre os saudosos dez anos que os poetas e músicos trabalharam juntos. Baseado, também, na pesquisa de Maria Lúcia Rangel, com correspondências e textos publicados pelos poetas, os escritores trazem detalhes da vida de Tom e Vinicius ao palco. Desde os ensaios para a peça “Orfeu da Conceição”, passando por “Chega de Saudade”, até meados dos anos 60, quando surgiu “Garota de Ipanema”, que chegou a ser gravada até em japonês.

Thelmo Fernandes, que interpreta Vinicius, foi escolhido pessoalmente por Susana Moraes, filha do “poetinha”. Para ela, o ator que fosse representá-lo teria ser um bom partido. E foi com o “jeitão” do calmo poeta amante que o ator conquistou o papel. "Era um partido excelente. Porque quando estava apaixonado, ninguém se entregava mais que ele", disse o ator em entrevista à Folha Online.

Marcelo Serrado ainda toca violão, piano, canta e produz a peça, além da atuação, é claro. E para isso o ator declara que precisou de todo um estudo musical e bastante contato com a família do saudoso Antônio Carlos Jobim para interpretar o personagem, principalmente com a viúva. "Conversei muito com a Ana Jobim. Tentei prestar atenção na relação que o Tom tinha com a mulher, com os amigos. Ele falava de uma maneira muito devagar. Eu sou mais 'speedy'. Tentei pegar esse estado e colocar isso no palco. Tive um maestro do meu lado toda semana, deixando de ir à praia para estudar. Fiz um trabalho insano para que isso fosse crível em cena."

No elenco ainda está presente Carol Bezerra, como Elizeth Cardoso, Guilhermina Guinle interpretando duas das mulheres de Tom, Lilá Bôscoli e Lúcia Proença, Marilice Consenza no papel de Dolores Duran e mais nove atores. Além disso, o musical é embalado por seis instrumentistas que têm no repertorio do roteiro 19 sucessos da dupla. O figurinista é Marcelo Pies, que criou 140 peças inspirado em roupas e acessórios que eram usados nas décadas de 50 e 60.

Os ingressos estão à venda na loja Brunneli, do Shopping Recife. A inteira custa R$40 e a meia R$20. Para mais informações: 3182-8020.

0 comentários:

 
2009© - Blog Recife em Pauta® - Layout por Cínthia Carvalho. Todos os direitos reservados.